Ordem Rosacruz AMORC

Região ES1

Capítulo R+C Linhares

Calendário geral

• Reuniões Ritualísticas: segundas-feiras às 20h00m e último Domingo do mês às 9h
• Harmonização com o Conselho de Solace: quintas-feiras às 19:30

Contato:

Email: capitulorosacruzlinhares@uol.com.br

Localização

R. Aldina Calmon Costa, 195 – Novo Horizonte, Linhares-ES
CEP: 29.900 – 000. Cx. Postal 189

Nossa História

No Dia 10 de outubro de 1983 há 27 (vinte e sete) anos atrás, frateres e sorores da região reuniram-se em Assembléia Geral que resultou na constituição do Pronaos Rosacruz Linhares AMORC, Organismo Afiliado à Antiga e Mística Ordem Rasae Crucis no município de Linhares – com sede na Avenida Vitória nº. 1144, centro (hoje supermercado Casagrande).

Os trabalhos foram iniciados pelo saudoso Frater Valdomiro, que embora já tenha passado pela transição, deixou uma profunda contribuição para o rosacrucianismo no norte do Espírito Santo. Após serem verificadas as credenciais dos presentes, e confirmado o quorum, foi convidado o Frater Marne Seara Borges, para secretariar a Assembléia.

Conforme consta dos registros na lista de presença, estavam presentes os seguintes membros fundadores: Jorge Carlos da Silva (na qualidade de Grande Conselheiro da região), Roberto Viana Rodrigues e Henrique Caetano (Monitores Regionais), compondo a mesa diretora. Após uma breve prece realizada pelo coordenador Valdomiro, as falas foram franqueadas e após alguns discursos, colocou-se em votação a aprovação do Pronaos Linhares, sendo aprovado por unanimidade às 22h25min, sendo empossados os primeiros oficias, a saber: Mestre do Pronaos – Frater Petrucio Prazeres Ramalho de Castro, Secretário – Frater Antônio da Silva Pereira, Guardião – Frater Pedro Ferreira dos Santos e Secretário Auxiliar – Frater Javé Areas Neto.

A inauguração oficial foi marcada para o dia 14 de novembro de 1983, no mesmo endereço, porém, de forma ainda provisória.

Consta ainda do livro de assinatura, os seguintes presentes: Odilson Silva, Ademar Salles Machado, José Alves Cruz, Adilson Silva, Sebastião Luiz Bobbio, Valdomiro Sebastião de Aquino, Valter Rafael Marin, Cionara F. Gonçalves, Josmari A. dos Santos, dentre outros.

Passados 7 (sete) anos, o então Pronaos Rosacruz, após aquisição de dois lotes no Bairro Exposição, e alguns anos de construção comunitária e coletiva, é inaugurado o Capitulo Rosacruz Linhares, tendo como primeiros oficiais: Mestre – Frater J. Antonio Valiate, Secretário – Frater Gilmar Braga Gonçalves da Silva, Presidente da Junta Depositária – Frater Zenildo Domingos Neves, Secretario da Junta Depositária – Francisco S. Cruz, Tesoureiro – Frater Josias Frolich.

A festa de consagração do templo aconteceu no mesmo dia às 16h00min, com a presença do Grande Mestre da Jurisdição da Língua Portuguesa, Frater Charles Vega Parucker. Passando em seguida às atividades culturais e encerrando com um cocktail, servido no salão de festas.

Nestes 27 anos de história, Rosacruzes dedicados e comprometidos, vêm mantendo acesa a chama sagrada por meio de atividades ritualísticas de Pronaos e de Templo.

Todas as segundas feiras, às 20h00min, são realizados o ritual de harmonização ou, alternativamente, o ritual de luz vida e amor, e, no último domingo do mês, às 09h00min, realizamos as convocações, iniciações e posses de oficiais.

No dia 16 de setembro de 2010, em razão da passagem da Grande Loja da Língua Portuguesa – GLP Itinerante pelo estado do Espírito Santo, recebemos com alegria o Grande Mestre da Jurisdição da Língua Portuguesa, Frater Hélio de Moraes e Marque e o Frater Elias Nemir, os quais conduziram um fórum e logo em seguida, tivemos uma bela celebração do ritual luz, vida e amor, paralelamente à uma meditação aberta, e, para finalizar, tivemos uma confraternização congregando os Oficiais, os frateres e sorores e nossos convidados.

Atualmente, o Capítulo Linhares – ES possui uma privilegiada estrutura física composto de um Templo e Pronaos amplos e bem estruturados, possui ainda uma ampla área no segundo piso, que atualmente abriga eventos das mais diversas naturezas, tanto ritualísticos, quanto os aberto ao público.

Contíguo à edificação, possui uma ampla área externa gramada, suficiente para comportar ampliações futuras.

No entanto, o que mais nos chama a atenção no Capítulo Linhares, não é a sua edificação e estrutura, e sim a energia brilhante que emana dos membros daquele AO. São poucos em número, reconhecemos, mas com tamanha força, determinação e amor que nos faz entender que a máxima “A união faz a força”, se adequa perfeitamente à realidade dos nossos valorosos freteres e sorores que se empenham em manter acesa a chama sagrada da AMORC.

WhatsAppFacebookTwitterGoogle+TumblrPinterestLinkedInEmailSMSSkypeTelegramCopy LinkFacebook Messenger